Especificação Técnica

Close

Entre em Contato

O processo não destrutivo Túnel Bala, possibilita uma melhor adequação aos projetos, pois oferece 154 opções de seção que variam de 0,80m x 1,40m até 2,65m x 3,00m. Usado como interceptor de esgoto sanitário, bueiro para aguas pluviais, passagem de pedestres, passa gado, camisa de adutoras e outros, se adapta a diversos tipos de ambiente, causando mínimos transtornos a população.

1. INVESTIGAÇÃO DO TERRENO

Previamente à execução da obra deverão ser efetuadas sondagens à percussão ou mista, objetivando a determinação do perfil geotécnico do solo a ser escavado para que sejam determinadas técnicas a serem adotadas bem como os recursos específicos para execução dos serviços.

2. EMBOQUE DO TÚNEL

O Emboque do Túnel poderá ser feito de forma direta, ou quando necessário através de poços de ataque abertos em pontos convenientes, de seção 2,50m x 2,50m com perfis metálicos.

3. AVANÇO DO TÚNEL

O avanço diário do túnel, deverá ser determinado conforme as condições geológicas apresentadas na frente de escavação. Quando necessário deverão ser utilizados equipamentos específicos de escoramento. O processo progressivo de escavação, montagem das peças pré-moldadas e concretagem do piso constituem o corpo do Túnel.

Posteriormente é executado um rejunte especial para fechamento das juntas e acabamento, finalizando com a injeção de solo-cimento sob pressão para o preenchimento dos vazios entre a face externa no corpo do Túnel e o terreno natural.

 

4. CONTROLE TECNOLÓGICO

A declividade e o alinhamento definidos no projeto serão controlados topograficamente, a cada etapa da montagem, utilizando-se de nível à laser.

Será feito controle geométrico, que consistira na conferencia, por processos topográficos correntes, do alinhamento, esconsidade, declividade, comprimentos e cotas dos bueiros executados.

As condições de acabamento serão apreciadas em bases visuais.